{script para redirecionar ao novo endereço} {fim do script} Mundo Rosa Chic: Nutricosméticos: o que são e para que servem?

Sépha

sábado, 8 de novembro de 2014

Nutricosméticos: o que são e para que servem?

Cosméticos em cápsulas estão cada vez mais presentes nas prateleiras das farmácias e estão sendo super recomendados pelos nutricionistas e dermatologistas, mas afinal, o que são? para que servem?
Vamos entender um pouquinho sobre essas "cápsulas milagrosas"!

O conceito básico dos nutricosméticos é trazer a beleza de dentro pra fora. 

São cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal) que trazem doses acima da IDR (ingestão diária recomendada) e possuem função estética.

Essas cápsulas tem a função de repor os nutrientes que estão em falta no organismo. Nada que uma boa alimentação não resolva - no entanto, com o dia a dia corrido, quem consegue se alimentar de forma exemplar, 100% balanceada? 
É aí que entra a força desse tipo de cosmético. 

Eles têm o poder de fortalecer unhas e cabelos quebradiços, melhorar a hidratação cutânea, firmar a pele e até melhorar o aspecto casca de laranja dado pela celulite. Funcionam bem em casos brandos, (cabelos enfraquecidos, celulite em estágio inicial...). Para uma patologia mais séria, como queda severa de fios, é preciso buscar a orientação de um especialista. 
A grande maioria dos dermatologistas acreditam que os nutricosméticos desempenham função mais preventiva do que regeneradora, mas mesmo assim tem oferecem bons resultados. 

Os tipos mais comuns de nutricosméticos



1. Proteção extra contra o sol. 
São úteis para quem tem tendência a desenvolver manchas na pele. Muitos dos nutricosméticos contêm carotenóides, que não apenas auxiliam no bronzeado como também aumentam a proteção da pele. Deve-se começar a tomar um mês antes da exposição solar, e continuar tomando por alguns dias depois. 
Importante: este produto não substitui de forma alguma o uso do protetor solar!

2. Queima de gordura e melhora da celulite. 

Possuem ativos de efeito drenante e que melhoram a tonicidade dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação. O ativo mais usado para esse fim é a cafeína. O óleo de cártamo também aparece com frequência neste tipo de composição. Quem tem celulite associada à flacidez, no entanto, pode precisar de outros ativos e até mesmo da ajudinha de drenagens linfáticas ou outros procedimentos da linha para ajudar a obter mais efeito. Por isso, é importante a avaliação de um especialista antes de escolher o seu produto.

3. Fortalecimento de unhas e cabelo. 

A vitamina biotina é um dos ativos mais usados nesse tipo de cosmético. Zinco e ferro também são componentes comuns. Lembre-se que este produto serve para fortalecer os fios, e não acabar com a queda.

4. Combate os sinais do envelhecimento. 

Geralmente, é feito um coquetel de ativos antioxidantes (que combatem os radicais livres, células responsáveis pelo envelhecimento), como as vitaminas C e E e o silício orgânico, que também ajuda na formação de colágeno.

Eu particularmente ainda não experimentei nenhum nutricosmético, mas tenho amigas que fazem uso e algumas relatam melhoras. Já tomei a biotina, meu dermatologista me prescreveu devido a escassez de vitamina D no meu organismo e paralelo me mandou tomar sol nem que seja 20 minutinhos por dia... Em dois meses minha vitamina D estava em nível normal. (yesss!) 

O legal é que a ciência está evoluindo a nosso favor; mas sabemos, e é importante que tenhamos consciência que remédios, seja de que forma for, nunca são tão naturais e saudáveis como os verdadeiros alimentos; os nutricosméticos vem para nos ajudar, mas resultado positivo mesmo, teríamos se nos alimentássemos da forma correta, ingerindo frutas, verduras, legumes, proteínas, cereais, vitaminas e minerais, tudo de forma natural.
Quanto menos pudermos sobrecarregar nosso organismo de produtos industrializados e químicos, melhor será nossa vida e nossa saúde. Por isso opto tanto pelos sucos detox, pela aloe vera e outras coisinhas naturais no meu dia-a-dia, claro, não dispenso a ajuda nunca dos cosméticos, mas em termo de ingestão, eu prefiro os alimentos em sua forma natural e não dispenso as atividades físicas que super fazem bem não só para o corpo, mas também para a mente... "corpo são, mente sã"  esse é o meu lema!   

Nenhum comentário: