Bom, depois que dei algumas dicas sobre casamento, passei a receber várias perguntas em meu e-mail cheias de dúvidas e até desabafos, por isso resolvi fazer essa postagem para esclarecer alguns pontos de "delicadezas e indelicadezas" no que diz respeito à cerimônias/festa de casamento, são coisas simples mas que muitas vezes passam batido pelos noivos, pais, padrinhos, convidados... E podendo melhorar é sempre bom, né?
1- A lista de convidados é de suma importância, pois ela ajudará os noivos e cerimonialistas a se situarem com relação à quantidade de convidados. Ao fazerem a lista, caros noivos, coloquem aquelas pessoas que fazem parte da história de vocês, que sejam próximas, mas lembrem de não sair prometendo para as pessoas convidá-las sem que isso seja realmente feito. Situações como essas muitas vezes coloca as pessoas na expectativa de serem convidados, levando-as até se prepararem para a ocasiação e depois, é lógico, acabam se frustrando. Evitem atitudes deselegantes desse tipo, pois muitas vezes trazem mal estar para a amizade!
Para as pessoas que passaram por essa frustração, não criem caso, entendam que os noivos tem o direito de convidar quem eles desejarem, assim como cabe a eles também entenderem se não for convidados para sua cerimônia. De certa forma, nessa situação cabe aquela velha máxima "chumbo trocado não dói".
2- Se você foi convidado para a cerimônia e não recebeu o convite de festa, nada de ficar forçando a barra com os noivos para que seja convidado para a festa e nem pense em pedir convites extras, isso é o supra sumo da deselegância!
E se você está namorando recentemente, e seu(sua) parceiro(a) não foi convidado(a), lembre-se que os noivos não tem o super poder de adivinhar e muito menos serem pressionados a convidar alguém que mal conhecem! Você pode muito bem perguntar educadamente aos pais dos noivos ou a cerimonialista se pode levar seu(sua) novo(a) namorado(a).
3- O noivado geralmente é uma cerimônia realizada tendo como convidados os familiares e os amigos mais próximos dos noivos. Não há a menor necessidade de fazer desse momento uma mega balada, deixe a ultra comemoração para o casamento, até porque entre o noivado e o casamento há muito chão pela frente - não, não estou agourando ninguém, estou apenas dizendo a verdade!
*Fui convidada para um noivado, preciso levar presente?
Não. O noivado é apenas uma formalização do desejo da união que ocorrerá depois. Deixe a lembrança para o casamento, essa sim é a hora certa de se presentear os noivos.
4- Uma coisa que vivi no meu casamento e achei muito desagradável, foi o fato de assim que nosso casamento foi anunciado, várias pessoas do nada se aproximaram de nós... Fica tão óbvio o interesse das pessoas! Pior ainda aquelas que você convida, elas não vão à cerimônia - você constata isso assistindo ao DVD, que eu carinhosamente chamo de "prova dos 9" hahaha - depois geralmente justificam com uma desculpa esfarrapada, mas são as primeiras a chegar à festa - você sabe porque também viu no DVD. Se esbaldam na festa, adulam os noivos até mandar parar e no dia seguinte nem os conhece mais... Por favor gente, tenha educação e respeito para com as pessoas. Essas são sem sombra de dúvidas, atitudes muito feias e desagradáveis.
5- É notório que as cerimônias estão a cada dia mais "carregadas", saíram do tradicional e partiram para o que eu chamo de "casamento-espetáculo". A cerimônia passou a ser entendiante para os convidados com tantas pessoas entrando igreja a dentro levando imagens, crianças com bonecas e carrinhos, floristas entregando flores, incontáveis padrinhos e muitas outras idéias que as noivas atuais andam tendo.
Uma cerimônia de casamento sempre terá como base principal a união do casal, então queridas noivinhas, tentem não deixar seus convidados cansados só com a cerimônia, deixe que eles tenham pique para se divertirem um pouquinho na festa também. Sei perfeitamente que quando somos a noiva, um mundo de idéias nos passa pela cabeça, mas tentemos usar o bom senso sempre para que a cerimônia seja bonita e marcada pelo sacramento do matrimônio, o verdadeiro foco da celebração.
6- Desde que me conheço por gente, a noiva entra na igreja conduzida pelo pai ou representante. Sabemos que a vontade dos noivos nesse momento de pura emoção no qual se aproxima o "desligamento" com os pais para dali em diante constituirem a sua família é estar bem juntinho deles, mas o correto é a entrada da noiva com o pai, na ausência dele, o avô, irmão, padrasto ou a própria mãe pode entrar com a noiva, mas se o pai está presente e capacitado, cumpra o ritual elegantemente e evite entrar no corredor da igreja espremida entre o pai e a mãe. Permita que seus convidados veja você, seu vestido e buquê. Inovar em certos momentos marcantes é arriscar-se!
7- * Fui convidado para ser padrinho de casamento de um colega de trabalho, não conheço a noiva e estou sem saber o que vestir e como agir com a noiva. Devo usar o tal smoking? Dizem que é muito elegante.
Querido, quanto a você não conhecer a noiva, não se preocupe; tudo o que tem que fazer é se apresentar a ela, ser gentil e lhe agradecer pelo convite - mesmo o convite tendo sido feito pelo noivo, ela foi de acordo, nada mais justo agradecer a ela pelo convite.
Quanto ao smoking, trata-se de um traje semiformal usado em eventos no qual se recomenda traje de gala e é considerado como quebra de etiqueta usá-lo em igreja.
Uma cerimônia de casamento não é um evento adequado para esse traje, o ideal é você usar um bonito terno com ótimo caimento para seu biotipo, uma camisa discreta e uma gravata elegante, esse é o traje mais adequado para padrinhos a menos que seja um pedido dos noivos que os padrinhos vão vestidos com o rigor de um smoking.
8- * Fui convidada para ser madrinha de casamento de uma amiga, só que sou evangélica e ela é católica. Além disso sou bem gordinha e fico muito mal só de pensar em percorrer o corredor da igreja com todos me olhando. Tenho medo de dizer a ela e ela ficar com raiva de mim. Como posso resolver a situação?
Essa é uma questão que requer delicadeza e maturidade, principalmente por parte da noiva. Converse abertamente com ela, explique que se sente muito feliz e lisongeada com o convite mas que devido a difrença de religião e a questão da sua timidez você teme não se sentir a vontade na cerimônia. Proponha para ela se há a possibilidade de você ser madrinha no casamento civil, onde geralmente são poucas pessoas e você se sentirá mais a vontade. Seja sincera com ela e honesta com você mesma, esses são os fatores principais para resolverem a situação de forma a se respeitarem e assim poderem curtir esse momento sem constrangimentos.
9- Se você foi convidado para um momento tão importante na vida de alguém, é porque os noivos tem grande consideração por você. Lembrem-se desse carinho e se caso não puder comparecer, dê um retorno aos noivos. Envie um telegrama ou um cartão desejando-lhes felicidades e na primeira ocasião explique sua ausência. Com toda certeza eles sentirão que você também tem consideração por eles.
10- Casamento é um evento social que contem protocolos e demanda etiqueta e bom senso, um momento especial na vida de alguém! Não se vista como se tivesse indo ao churrasco ali na esquina. Ando vendo muitos adolescentes de bonés, calça jeans e tênis como se estivessem indo ao clube ou até uma balada. Não! Esse tipo de evento não permite isso, exceto em casos onde a cerimônia sairá do comum. Mas os casamentos padrões pedem o mínimo de social dos convidados. Em caso de dúvida na roupa por causa do horário do casamento, pesquise, seja na internet, com a família dos noivos ou com uma consultora de moda.
11- Na igreja, se você é madrinha/padrinho procure o cerimonial! Se não é, entre na igreja e se acomode. Nada de ficar na porta beijando e abraçando o noivo enchendo ele de marca de batom e o deixando amassado! Você terá o momento para isso. Aguarde a hora certa!
12- Papais e mamães da daminhas e pajens, eu sei que é super fofo ver o filho de vocês entrando todo engraçadinho!!! E é claro que vocês vão querer fotografar. Aproveite antes e depois da cerimônia, mas durante, tenha o cuidado máximo para não atrapalhar o trabalho dos profissionais, principalmente dos fotógrafos!
13- É de extrema indelicadeza se dirigir aos noivos durante a festa para reclamar de algo, como por exemplo que a mesa não está sendo servida, porque não tem determinada bebida, etc. Mais uma vez devemos lembrar que é um momento especial para os noivos, e eles estão ali depois de 1 ano ou mais de trabalho preparando tudo para curtir e aproveitar o momento! Se houver algo mais sério para reclamar, dirija-se ao cerimonial da festa, mas faça com discrição para não estragar a alegria dos noivos.
14- Nada de "roubar" as coisas que estão dispostas na festa, como o kit toillete, ou mesmo na mesa de doces, os arranjos da mesa, etc. Não é porque está a sua disposição que você pode pegar quantos quiser. No kit toillete, se precisou de um ou dois itens, pegue, utilize e pronto! Quanto aos arranjos e lembrancinhas, antes de pegar, pergunte a cerimonialista ou familiar dos noivos se já estão "liberados". A impressão que dá, é que tudo que está a disposição dos convidados vira lembrancinha e todo mundo quer logo ir levando para casa.
15- Se você não gostou da comida ou da bebida servida na festa, não saia por aí detonando os noivos, com certeza eles fizeram o melhor que puderam para agradar aos convidados e é muito indelicado fazer comentários desagradáveis com eles ou seus familiares fazendo críticas que podem ferir essas pessoas que tiveram consideração com você a ponto de convidá-lo para um momento tão importante na vida deles. Seja elegante!
Noivos, padrinhos e convidados, seguindo essas regrinhas não tem como errar!
Quem desejar dicas especiais e até mesmo dar sugestões para postagens, pode entrar em contato direto comigo pelo meu e-mail: fabricianascimentor@gmail.com
Será um enorme prazer receber as mensagens de vocês, responderei a todas com muito carinho! Beijus...
Nenhum comentário:
Postar um comentário