{script para redirecionar ao novo endereço} {fim do script} Mundo Rosa Chic: Kit básico para fazer as suas unhas e deixá-las bonitas e saudáveis!

Sépha

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Kit básico para fazer as suas unhas e deixá-las bonitas e saudáveis!

Olá amores!!!

Como havia prometido, um tutorial exclusivo só pra ajudar vocês fazerem suas unhas em casa e de forma menos agressiva, o que as deixará mais bonitas, saudáveis e resistentes!
Até um tempo atrás minhas unhas quebravam muito, eram fracas e tinha dificuldades para crescer, tentei várias coisas que me ensinaram, como por exemplo: colocar gotinhas de formol na base, colocar na base fortalecedor daqueles que a gente manda manipular em farmácia, comprei vários produtos que prometiam fortalecimento e nada adiantava... era uma frustração atrás da outra.

Resolvi buscar ajuda do dermatologista e então seguindo as recomendações dele (tive que tomar algumas vitaminas porque meus exames constataram uma queda delas em meu organismo, tudo devido a má alimentação), mas depois de usar o tempo que ele determinou e mudar alimentação as coisas começaram a melhorar devagarinho, mas as unhas continuavam frágeis...

Busquei várias postagens na internet, pesquisando sobre enfraquecimento das unhas e aos poucos fui mudando algumas coisas na minha conduta de fazer minhas unhas (sou eu mesma quem faço as unhas da minha mão, as do pé eu conto com o auxílio da minha pedicure Juliana, que também não entendi o porque das minhas unhas das mãos serem tão frágeis).

Comecei a mudar o meu jeito de fazer as minhas unhas e percebi que estava tendo resultado positivo. Fui aprimorando e hoje só uso esse estilo de manicure. As manicures que me perdoem, mas esse foi o que deu resultado positivo para minhas unhas e vou permanecer nele, afinal, em time que está ganhando, não se mexe rsrs.

Eis o meu kit básico de fazer minhas unhas:


- Amolecedor de cutículas (eu uso o Mirra's com óleo de cravo)
- Removedor de esmaltes sem acetona (eu uso Farmax)
- Base (eu uso o Compelxo 4x1 Blant)
- esmalte da preferência  (essa semana escolhi o Rosa Pink, Colorama)
- Óleo secante (uso Risqué)
- Alicate (uso Mundial)
- Palito de madeira
- Algodão
- Lixa de unha
- Potinho com água

PASSO-A-PASSO!

Como já disse antes em outra postagem, eu retiro o esmalte com removedor de esmalte sem acetona (porque acetona é um produto tóxico e por isso enfraquece as unhas) e deixo as minhas unhas ficarem sem esmalte por pelo menos 24hs, que é pra descansarem e respirar sem produtos químicos.
Quando vou retirar as cutículas, eu uso apenas o amolecedor de cutículas, que passo em toda a cutícula e depois coloco as unhas de molho em um potinho contendo somente água, nada de colocar na água sabonete, shampoo, detergente, etc, esses produtos só tendem a deixar as cutículas ressecadas e por terem em sua fórmula componentes que são agentes de limpeza, claro, enfraquecem as unhas. Água meninas, apenas isso!

Depois de retirar da água (deixo "de molho" no máximo uns 5 minutinhos, senão a pele começa a amolecer demais e aí a gente acaba confundindo cutícula com pele e sai cortando tudo rsrs); seco ligeiramente as unhas numa toalhinha e com o palito de madeira, vou levantando as cutículas de forma bem sutil sem "cavar" as cutículas; vou fazendo isso no contorno de toda a unha e com o alicante vou retirando esse excesso de cutícula, porque o que o palito levanta é o excesso que deve ser retirado, nada mais que isso. Geralmente eu uso a ponta do palito para levantar os excessos de cutículas, aquela ponta chapada do palito às vezes uso para levantar os excessos nas laterais das unhas, mas sem enfiá-lo debaixo da unha, pois pode machucar e causar inflamação, ok?

Com as cutículas já aparadas, eu lixo usando o lado fino da lixa. No dia que retiro as cutículas, gosto de hidratá-las depois desse processo que não deixa de ser agressivo, pois estamos cortando pedacinhos de nossa pele, para isso uso Bepantol pomada ou Cera Nutritiva, passo massageando bem as unhas e cutículas e até durmo com o produto nas unhas, assim age por mais tempo.
No outro dia quando vou esmaltar, lavo bem as mãos para limpar os excessos que possam ter sobrado do Bepantol ou Cera, seco bem as unhas e passo uma camada de base (já falei pra vocês que gosto da base Complexo 4x1 daBlant, é ótima!); base já seca eu passo o esmalte que escolhi. Depois do esmalte seco, limpo os cantos usando o palito com algodão umedecido no removedor de esmalte. Unhas já prontinhas, passo uma camada de top coat (extra-brilho) ou apenas aplico o óleo secante.

Eu tinha o péssimo hábito de levantar as cutículas com aquelas espátulas de metal ou qualquer outro instrumento de manicure também de metal e descobri que esses "benditos instrumentos" por serem de metal, além de machucar as unhas e as cutículas, ainda as enfraquecia pelo próprio atrito do metal com as unhas... Depois que passei a usar o palito de madeira, notei que as unhas não mais apresentam aquelas ondinhas, nem manchinhas e tão pouco escamações. 
Minhas unhas se apresentam hoje mais fortalecidas e minhas cutículas recuperaram o aspecto saudável, sem falar que nunca mais tirei "bife" (hehehe), o palito só levanta mesmo o excesso, o que é o necessário a ser retirado, pois a cutícula faz parte da nossa saúde, depois de cortada ela se torna uma porta aberta à bactérias, por isso, logo que retiro o excesso já hidrato o corte ajudando na cicatrização (em caso de bifes) e na regeneração das cutículas cortadas.

Viram só meninas, fazer as unhas em casa e sozinhas não é um bicho de sete cabeças...
Basta que tenhamos o cuidado de fazer o processo com calma, evitando assim se machucar. O negócio é ir se aprimorando e ir conhecendo suas unhas e cutículas para saber qual a melhor forma de fazê-las!
Lembrem-se sempre de esterilizar (pode ser com o próprio removedor de esmalte) o alicate e o palito de madeira antes e depois de usá-los, isso evitará ficar restinhos de cutículas acumulando bactérias.

Se vocês perceberem, gasta-se poucas coisas para se fazer unhas bem feitas, repito que o principal do processo é o cuidado em fazê-lo, nada de pressa na hora de retirar as cutículas, assim vocês correm menos riscos de se machucarem e machucarem suas unhas! 

Testem esse jeito que ensinei pra vocês e me contem o que acharam, se gostaram do resultado, ok? 

Bjos bjos e até o próximo post com mais novidades ;)







Nenhum comentário: