{script para redirecionar ao novo endereço} {fim do script} Mundo Rosa Chic: Inspirações para madrinhas de casamento

Sépha

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Inspirações para madrinhas de casamento

Receber um convite para ser madrinha de um casamento não só é uma honra como também uma grande responsabilidade. Sim, ser madrinha não é só desfilar um lindo vestido e dar um presente legal, ser madrinha (e padrinho também) é estar presente nos momentos cotidianos dos noivos compartilhando de suas ansiedades e dúvidas, auxiliando nas escolhas, transmitindo apoio e amizade no momento em que o futuro casal está mais vulnerável devido a grande ansiedade por viver aquele dia tão sonhado. Ser padrinhos é estar companhando o casal apoiando-os nas dificuldades do dia-a-dia, auxiliando-os a ir de encontro com as soluções para seus problemas, é amparar nos momentos de tristeza e compartilhar das alegrias. Ser padrinhos é uma presença marcante, um laço afetivo que deve ser duradouro, baseando-se no carinho e confiança mútuos.



Vejo muitas madrinhas se desesperarem diante do convite, já se precipitando com relação ao vestido que deverá usar, que penteado deverá fazer, se usa um estilo glamour ou um estilo mais tradicional... O primeiro passo para se decidir tudo isso é: qual o grau de laço afetivo com os noivos? A partir dessa resposta você começa a traçar o que fazer, lembrando que seja qual for o vínculo, a boa educação deve sempre estar presente e o respeito pelos noivos e pelo momento deles.
Quanto ao estilo do traje, basei-se pelas informações que a noiva lhe passar, como por exemplo, se é do desejo dela que todas as madrinhas usem o mesmo modelo ou sigam um padrão de cor, basei-se também pela forma como está sendo organizada a cerimônia e a recepção, se for algo mais simples, não há a menor necessidade de ir com um vestido glamouroso, isso seria até deselegante e constrangeria os noivos, a melhor forma de acertar no modelito a ser usado é se informando e pedindo dicas para a própria noiva, bom que os laços entre vocês ficaram mais estreitos.

Uma regra básica que todas as madrinhas sabem de cor, mas ainda vejo algumas caindo nesse pecado que é usar a cor branca. Meninas, num casamento (pelo menos na nossa cultura brasileira) quem usa branco é somente a noiva, ela é a "dona" da festa, a principal personagem e deve se sobressair diante as demais convidadas, isso vale para madrinhas e convidadas. Deixemos a noiva usufruir de seu papel principal sem pegar uma carona indo para o casamento usando um tom branquíssimo ou mesmo que seja off white.
Também é de mau gosto a madrinha se vestir de preto, segundo as regras da boa etiqueta, dá a entender luto, para alguns supersticiosos, significa mal agouro, portanto, pelo sim e pelo não, escolha outra cor e agrade a gregos e troianos (rsrs). Se quer disfarçar os quilinhos extras, use um tom de azul petróleo, é escuro mas não preto, e o azul petróleo é muito elegante.


Preto, fora de questão!


Outro detalhe que acho importantíssimo nos modelos usados pelas madrinhas é a questão de decotes, transparências, fendas laterais e excesso de brilho. Tudo tem limite e o bom senso nessa hora é a palavra de ordem! Não é nada de bom tom você chegar à cerimônia chamando mais atenção do que a noiva. Por tanto, use o bom senso e deixe para abusar desses detalhes num baile de gala, poupe a noiva de vexames com roupas inadequadas. Já assisti a uma cerimônia onde o padre pediu a uma madrinha para trocar de lugar pois estava com um vestido inadequado e ainda se sentou logo no corredor da igreja... um mico pra essa madrinha e um constrangimento para os noivos, depois fica aquela lembrança desagradável por longa data, pensem nisso! Outro detalhe, se a cerimônia for à noite, opte por um vestido longo, compõe mais o visual e é bem mais adequado para a ocasião.


Transparência, vestido curto e fenda profunda... inadequados para ocasião!


Dois vestidos lindos, mas são quase holofotes...


Gosto de roupas clássicas, um clássico nunca perde sua elegância, se colocado adereços e jóias bonitas o modelo fica perfeito e ganha aplausos abrilhantando a cerimônia mas sem tirar o brilho mor da noiva. Pelo amor de Deus, nada de criar modelos mirabolantes nessa hora, pois a ocasião não permite que você crie modelos ousados, a não ser que a cerimônia esteja indo também por essa via, no mais, não meta os pés pelas mãos.

Tecidos fluidos com ótimo caimento e rendas sempre serão glamourosos e reinarão por séculos sem fim, pois são tecidos nobres! Alguns outros tecidos já caíram de moda e outros já despencaram, como é o caso daquele vestido reto e armado de cetim brilhoso, ainda mais se colocar aquela echarpe "enfiada" nas alças para fazer de conta que é um detalhe do vestido... horrível, graças a Deus esse pesadelo acabou, ou pelo menos já está quase exterminado por completo! (sinto vergonha alheia quando vejo!)

É o fim passar as pontas da echarpe por dentro das alças...



MODELOS IDEAIS

Vou colocar para vocês alguns modelos que pesquisei e que eu particularmente usaria sem medo, é acerto na certa. Inspirem-se nos lindos trajes e cores que selecionei para vocês meninas!

Um rosa pink rendado. Modelo simples mas maravilhoso! 



Um modelo lindo em evasê e com bordados no colo descendo até a cintura. A cor perfeita e o excelente caimento fizeram desse vestido um modelo perfeito!


Um tom azul acinzentado, com um caimento perfeito e bordados em paetês com brilho.


Vermelho é uma cor perigosa, não pode ser aquele vermelho vivo escandaloso. Esse tom de vermelho ficou elegantíssimo com um super caimento, os detalhes em renda contribuíram para que o modelo ficasse mais bonito ainda. Perfect!


Dois modelos lindos em tecidos fluidos e com bordados elegantes para torná-los mais belos ainda.


Modelo roxo berinjela com detalhes em rendas nas laterais. Elegantíssimo!


Modelos florais discretos com aplicação de micro tule e renda ficam lindíssimos criando um estilo romântico. Ideal para cerimônias em locais ao ar livre, ainda mais se for nas estações de primavera e verão que proporcionam tempo agradável à noite.


Modelos de um só ombro, em tecidos acetinados. Básicos mas muito elegantes!


Num tom de goiaba, as rendas e o caimento deixam o modelo impecável!


Em tecido fluido, esse modelo traz as costas em micro tule bordado, na frente um arremate perfeito do bordado tornando o modelo belíssimo. Esse tom de azul é delicado e impecável!


Um tom rosa-nude estilo tubinho deixa os aplausos para os detalhes aplicados.


Com brilho discreto, esse modelo verde escuro é um arraso.


Dois modelos lindos tomara que caia com corte sereia.


Modelos belíssimos de muito bom gosto e elegância.


Dois modelos em tom nude maravilhosos. Nesse caso, o detalhe pequeno na cor preta deu um charme, o que é diferente de usar um vestido todo preto.


Amarelo é uma cor linda, porém muito marcante e não fica bem para todos os tons de pele, deve ser evitado por mulheres bem clarinhas.


A princesa Kate Middleton acertou em cheio nesse belíssimo vestido, cor e modelo lindíssimos! Um modelo basicamente simples em tecido fluido, o que deu vida e trouxe muita nobreza ao modelo foi a renda, amo de paixão esse tecido.


  MODELOS PLUS SIZE

Minhas chiquérrimas mais "fofinhas" não poderiam ficar de fora, afinal elas também tem opções lindas para arrasar como madrinhas! Confiram as dicas meninas!!!

Em tecido fluido, com o busto drapeado levemente, o modelo de um só ombro todo trabalhado ficou lindo, sem falar que a cor discreta colaborou para esconder as medidas extras e alongar o corpo.


Este modelo também em tecido leve, com bordado nas alças, colo e cintura proporcionam delicadeza e alongamento do corpo, escondendo as medidas indesejáveis. Um estilo romântico lindo!


Esse modelo de corpete em renda e saia em cetim ficou um arraso, modelou o corpo alongando-o e afinando-o. O tom azul também colaborou para que o modelo ficasse bem elegante e charmoso.


Pode usar estampado??? Sim, mas cuidado com a estampa que não deve ser muito chamativa, o modelo deve ser discreto, principalmente nos detalhes e o tecido bem leve.


Vejam a diferença! 
Esses dois modelos já NÃO ficam legal para quem é "cheinha". Porque???

O modelo azul é de tecido leve como eu havia explicado, o que dá um caimento perfeito, ok até aí. Mas a parte de cima do vestido com esses babados deu muito volume ao tronco, sobressaltando o corpo já volumoso... Portanto, esse é um modelo INADEQUADO para mulheres cheinhas!

O modelo estampado afinou a parte dos seios, mas a estampa não ajudou muito da cintura para baixo, deixou os quadris muito largos... Repetindo: quem está um pouquinho acima do peso deve tomar muuuuiiiito cuidado com estampas, principalmente em vestidos longos. (*Percebam que trata-se da mesma modelo na 1ª, 3ª e nessas duas fotos, observem o efeito dos modelos usados!)



ALGUNS MODELOS INADEQUADOS

Vou mostrar para vocês alguns modelos lindos, MAS que devido a cor, transparências, fendas e outros detalhes não cabem a postura de madrinhas de casamentos tradicionais com cerimônias realizadas em igrejas, seguindo os padrões de elegância e ética.

Um modelo lindo, mas a fenda... longa demais!


Maravilhoso modelo, mas se fosse uma renda mais vazada contribuiria de forma a sobressair um pouco mais o nude do tecido de baixo, quebrando assim o peso do tom preto....


O tom dourado se misturou a cor dos cabelos e somado a pele muito clarinha, tornou tudo uma cor só.


Modelos lindos, mas exageraram no volume das saias... vão competir com a noiva.


Já não basta a cor chamativa, e a grande fenda lateral, ainda tem um ombro só com "manga comprida". (no comment!)


O vestido ficou com a saia muito volumosa e o decote nas costas muito exagerado. Essa marca de biquini provavelmente foi feita proposital só para mostrar que foi à praia ou piscina,.. ficou bom não!


Podia ter economizado $$$ gastando com tecido transparente... As pernas estão a mostra do mesmo jeito que apareceriam se estivessem sem essa parte de baixo em tecido transparente... (não entendo!)

Animal print + renda sobreposta + cerimônia de casamento = mau gosto! 
Estampa de bichos é super marcante e segue o ritmo das ondas do mar da moda, ora está em alta, ora está em baixa, melhor não arriscar! 


Pelo amor de Deus, alguém avisa pra esse manequim que a moda de usar echarpe jogada para trás já ficou para trás há muitos anos, no "baú da breguice". Não se usa echarpe desse jeito minha gente, ainda mais se ela for de cetim ou tecidos armados... aí é que dana o modelo mesmo... afff



Bom meninas... depois de um looongo post sobre inspirações e diquinhas para madrinhas de casamento, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho mais.
E quanto aos erros, claro que todas nós já cometemos alguns deles, o bom é que temos a chance de fazermos uma auto crítica e nos corrigir (se acharmos viável) para não errar mais. Lembrem-se: casamentos tem muitas fotos, muitas pessoas vão ver o álbum e dvd, vocês estarão lá abrilhantando o momento ou roubando a cena... pensem nisso e pensem também que os noivos (seus afilhados) merecem seu empenho e respeito pela data tão importante na vida deles. 

Se ficarem na dúvida do que vestir, busquem a ajuda de um estilista, de uma boa costureira, procurem ver as tendências de moda nas revistas específicas e procurem também na internet por modelos clássicos e elegantes, tenho certeza que vocês encontrarão lindos modelos e seguindo essas dicas que passei, com certeza irão acertar!!!


**** Somente uma ressalva: o post foi criado dando dicas e sugerindo modelos para serem usados em cerimônias à noite. Prometo criar um post com modelos e dicas específicas para cerimônias durante o dia, ok?

Bjos meus amores!!! *♡*

Nenhum comentário: